/ Por / 30 . 10 . 2017

Rita Lee e Helena Meirelles são as homenageadas do primeiro WME Awards by VEVO

Nem só de premiadas por juri técnico e voto popular é feito o WME Awards by VEVO, primeiro prêmio brasileiro da música 100% dedicado às mulheres. Anualmente, duas artistas de enorme relevância no cenário musical brasileiro serão escolhidas para receber uma homenagem durante a premiação. Em sua edição de estreia, o WME Awards by VEVO tem a honra de celebrar a vida e a obra de dois ícones da música nacional: a cantora Rita Lee e a violeira Helena Meirelles (1924-2005).

Além de ser uma das mais icônicas e influentes artistas brasileiras de todos os tempos, o timing não poderia ser mais perfeito para homenagear a autora de hits que o Brasil todo ama: Rita comemora 50 anos carreira em 2017, e o Brasil vive uma ritaleemania graças ao sucesso de sua maravilhosa autobiografia, lançada em 2016.

Além de homenagear uma artista em vida, a premiação fará uma necessária homenagem póstuma a mulheres que fizeram parte da construção da história da música no Brasil. Nesta primeira edição, o reconhecimento será concedido, finalmente, a Helena Meirelles, violeira das mais habilidosas que já houve no mundo e que o Brasil de hoje, infelizmente, pouco reconhece. Mesmo tendo nascido num tempo em que somente os homens eram incentivados a tocar instrumentos musicais, com muita persistência, dona Helena tornou-se um fenômeno das cordas em várias partes do mundo por seu talento com a viola caipira.

 

VOTO POPULAR

A votação popular que vai eleger vencedoras em seis categorias segue no ar até 3/11, e as categorias que serão escolhidas pelo público são: Melhor Álbum, Videoclipe, DJ, Cantora, Revelação do Ano e Melhor Música. As finalistas foram indicadas por dezenas de embaixadoras da premiação, espalhadas por todo o Brasil. Este time de mulheres selecionou os destaques do ano por meio de um sistema online que contabilizou e organizou os votos. Dessa forma, todas as regiões do país foram ouvidas na fase de triagem.

As indicadas para as categorias Voto Popular são:

Melhor álbum: “Bixa” (As Bahias e a Cozinha Mineira), “Em Noite de Climão” (Letrux), “Vem” (Mallu Magalhães), “Eletrocardiograma” (Flora Matos) e “Território Conquistado”, Larissa Luz.

Melhor Cantora: Elza Soares, Marília Mendonça, Anitta, Juçara Marçal e Karol Conka.

Melhor DJ: ANNA, Cashu, Cinara, Groove Delight e Badsista.

Melhor Videoclipe: “Lalá” (Karol Conka), “Lesbigay” (Aíla), “Cheguei” (Ludmilla), “Sua Cara” (Major Lazer feat Anitta e Pabllo Vittar) e “Na Pele” (Elza Soares & Pitty).

Revelação do Ano: Luiza Lian, Xenia França, Anavitória, Iza e Linn da Quebrada.

Melhor Música: “Loka” (Simone e Simaria ft. Anitta), “Lalá” (Karol Conka), “Paradinha” (Anitta), “Você Não Presta” (Mallu Magalhães) e “Fica” (Anavitória ft. Matheus & Kauan).

CLIQUE PARA VOTAR

VOTO TÉCNICO

Nessas categorias apenas as embaixadoras poderão escolher as vencedoras entre as finalistas através do mesmo sistema online que foi usado para eleger as cinco indicadas por categoria. As indicadas para as categorias de júri técnico são:

Diretora de Videoclipe: Vera Egito, Camila Cornelsen, Gabi Jacob, Katia Lund e Paula Gaitan.

Empreendedora Musical: Fabiana Batistela (SIM São Paulo), Anitta, Eliane Dias (Boogie Naipe/Racionais MCs), Ana Garcia (Coquetel Molotov) e Tiê.

Instrumentista: Mahmundi, Larissa Conforto, Anna Tréa, Lan Lanh e Badi Assad.

Jornalista Musical: Claudia Assef, Roberta Martinelli, Patricia Palumbo, Gaia Passarelli e Debora Pill.

Produtora Musical: Mahmundi, Érica Alves, Badsista, Letrux e ANNA.

Radialista: Roberta Martinelli, Patricia Palumbo, Debora Pill, Fabiane Pereira e Sandra Carraro.

Melhor Show: Elza Soares (A Mulher do Fim do Mundo), Marília Mendonça (Raridade), Tássia Reis (Outra Esfera), Karol Conka e Ivete Sangalo (Rock in Rio 2017).

TRANSMISSÃO AO VIVO

A primeira edição do Women’s Music Event Awards by VEVO acontece no dia 28 de novembro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelos canais da VEVO Brasil. Acompanhe aqui notícias sobre a premiação e faça campanha pelas suas artistas preferidas. Quando for postar, use a #premiowme. Ainda vem várias novidades por aí.