Sobre

Sobre / Por Premio WME / 16 out 2019

O WME Awards by Music2 – primeiro prêmio totalmente dedicado às mulheres do universo musical – chega à sua 3ª edição no dia 3 de dezembro com uma novidade: será transmitido ao vivo e com exclusividade pelo canal TNT, aumentando ainda mais a exposição e relevância do prêmio criado em 2017 a partir de uma parceria entre a plataforma de música Women’s Music Event e a empresa Music2.

Com apresentação de Preta Gil, o WME Awards consolida-se como um dos prêmios mais importantes da música brasileira, tornando-se em 2019 a primeira premiação do cardápio do canal TNT, casa de outros 12 prêmios internacionais, entre eles o Oscar, o Grammy e o Billboard.

Para estrear em grande estilo no calendário das grandes premiações, o evento ampliou o número de categorias, migrou para um lugar maior, aumentou o número de apresentadoras e de shows e terá direito a tapete vermelho, comentaristas e um pacote comercial exclusivo de patrocínio. Também traz novas categorias, como a de Compositora, Escuta as Minas, categoria apresentada pelo Spotify com o intuito de escolher novos talentos da música independente, e a categoria Melhor Música, que foi desmembrada em duas; Melhor Música Popular e Melhor Música Alternativa.

Das 16 categorias premiadas, entre voto popular e júri técnico, destacam-se a cantora Pitty, que levou 4 indicações, seguida por Duda Beat, Karina Buhr e Luiza Lian, cada uma com 3 indicações (veja a lista completa abaixo). A votação nas categorias de voto popular, que incluem Álbum, Cantora, DJ, Música Mainstream, Música Alternativa, Videoclipe e Revelação, abre dia 17 de outubro e fica no ar até 22 de novembro. A premiação será realizada dia 3 de dezembro, terça-feira, no Audio Club, em São Paulo, com cerimônia fechada para convidados.

A grande homenageada da noite será a cantora Gal Costa, estrela da música nacional que surgiu nos anos 60 e até hoje se mantém como uma das vozes mais emocionantes do país. Símbolo do tropicalismo, Gal será celebrada ao longo do evento, que reserva diversas surpresas, entre elas shows musicais e convidadas especiais para entregar prêmios.

A cada ano uma grande artista já falecida tem seu legado celebrado no WME Awards. Este ano, o evento prestará uma merecidíssima homenagem a Beth Carvalho, uma das maiores sambistas do Brasil, falecida em abril deste ano, aos 72 anos.

Repetindo a lógica de criar uma premiação que seja representativa da amplitude do Brasil, as finalistas serão novamente indicadas por um corpo de mais de 150 embaixadoras espalhadas por todo o país. Esse time de mulheres da indústria musical é responsável por selecionar os destaques do ano por meio de um sistema online que contabiliza e organiza os votos. Dessa forma, todas as regiões do país são ouvidas na fase de triagem.

Já passaram pelo palco da premiação artistas como Daniela Mercury, Pitty, Luísa Sonza, Paula Lima, Fernanda Abreu, Teresa Cristina, Lan Lanh, Tulipa Ruiz, Anelis Assumpção, Letrux, Luedji Luna, Elza Soares, Alice Caymmi, Karina Bhur, Karol Conka, Duda Beat, Drik Barbosa, Xênia França, Tiê, As Bahias e a Cozinha Mineira, Tássia Reis e Flora Matos, além de nomes chave da indústria musical, como Vera Egito, Patrícia Palumbo, Roberta Martinelli, Eliane Dias, entre muitas outras.

SOBRE O PRÊMIO

O WME Awards by Music2! é desmembrado em três frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra. Este ano, a votação com júri técnico premiará nove categorias: Produtora musical, Diretora de videoclipe, Instrumentista, Compositora, Empreendedora Musical (categoria apresentada por Eqlibri), Show, Jornalista Musical, Radialista e a nova Escuta as Minas, categoria assinada pela plataforma de streaming Spotify. Na votação popular serão sete categorias: Álbum, Cantora, DJ, Música Mainstream, Música Alternativa, Videoclipe e Revelação.
Todas as categorias e indicadas são baseadas em destaques e lançamentos que ocorreram de agosto de 2018 a agosto de 2019. As categorias que contam com voto popular abrem para o público escolher suas favoritas no dia 17 de outubro no site. As categorias exclusivas para júri técnico são votadas pelas embaixadoras do prêmio.